quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ciclo Contínuo de Literaturas

Ciclo Contínuo de Literaturas é uma iniciativa do Projeto Editorial Ciclo Contínuo, que desde 2006, se propõe ampliar os canais de produção e difusão da literatura e jovens escritores afro-descendentes, através da publicação livros, saraus e a promoção de debates sobre a produção literária denominada afro-brasileira.

Fomos contemplados neste ano de 2011 no edital VAI (Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais), para desenvolver o projeto Ciclo Contínuo de Literaturas que realizará quatro debate-papos durante o segundo semestre do ano, sediados na Rua Prof. Viveiros Raposo, 234- Brasilândia - São Paulo (onde se realiza o Sarau da Brasa), contemplando três eixos temáticos: Literatura, Identidade e Educação.

Trabalhamos neste prisma por reconhecermos a necessidade de apresentar a riqueza de experiências estéticas e didático-pedagógicas da Literatura Afro-brasileira, e assim, provocar reflexões sobre a história e as representações simbólicas do negro na cultura brasileira, agregando escritores, pesquisadores e profissionais da educação formal e não formal o que propicia um espaço onde a produção intelectual negra seja difundida, discutida e aprofundada pelo público.

Para incrementar os debates, serão realizadas exposições com outras linguagens artísticas, fazendo com que as atividades traduzam de maneira dinâmica um pouco desse universo tão amplo que é a cultura afro-brasileira.

Mais do que encontros culturais, o projeto estimulará a produção e circulação de obras de autores Afro-brasileiros, com a publicação e lançamento de quatro livros de textos literários: da autora Ana Paula dos Santos Risos, do autor Akins Kintê e Nina Silva, do autor Fábio Mandingo e terceiro volume da antologia literária Negrafias - Literatura e Identidade (org. Marciano Ventura).

Os lançamentos dos livros circularão por espaços culturais da periferia de São Paulo e proporcionarão o encontro dos autores com público, no intuito de dar visibilidade a suas obras e contribuir na formação de um público leitor, crítico e protagonizador de ações que fortaleçam as iniciativas já existentes nesse campo.


Equipe Técnica:


Marciano Ventura - Coordenador Geral/Editorial
Valéria Alves de Souza - Coordenadora de Produção
Sylvia Sabrina Cataldo Santander - Coordenadora Pedagógica


Um comentário:

  1. Honrada de participar dessa história. Grata pela oportunidade e parabéns pelo projeto.

    Htp
    Nina Silva

    ResponderExcluir